segunda-feira, 2 de maio de 2022

José Pessamílio : Guardião do Município de Recreio,MG

 


José Pessamilio: Guardião do Patrimônio

O homenageado é de origem italiana, produtor rural na região do povoado de Barreiros e do distrito de Conceição da Boa Vista, e por anos realizou ações sociais no Lar do Velhos e no Hospital São Sebastião.

A data do "Dia do Patrimônio Cultural de Recreio" é dia 5 de maio, dia do aniversário do Sr. José Pessamilio, com 96 anos de idade.

Ele foi homenageado em 9, dezembro, 2021 , no Centro Cultural Aristides Dorigo, com o título de Guardião do Patrimônio. Publicado em 9-12-21 página da Prefeitura no Facebook.

LEI INSTITUI DIA MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM RECREIO,MG

Este evento é graças à lei ordinária nº 1.734, de 29 de junho de 2021, assinada pelo prefeito José Maria Barros, que instituiu o dia municipal do patrimônio cultural no dia 5 de maio, seguindo decreto da Câmara Municipal. Pelo art. 1º fica instituído o Dia Municipal do Patrimônio Cultural de Recreio,  com a finalidade de promover e desenvolver a conscientização dos cidadãos sobre a  necessidade de desenvolver ações que visem preservar e valorizar o patrimônio existente no município. “ O Art 2º determina o dia 5 de maio como a data pra comemorar anualmente, no dia 05 de maio . A data conforme explica a Lei, é em homenagem ao Sr. José Pessamílio pelos serviços prestados em prol da história, memória e identidade

de Recreio .  Ainda de acordo com a Lei, esse dia será dedicado a atividades culturais, esportivas e visitações com participação de alunos e professores de todas as escolas do Município e que Nessa data serão agraciados com medalhas os cidadãos que tenham sido destaques nas mais variadas formas de manifestações culturais ou que tenham realizado  trabalhos que colabore ou incentivem a preservação do patrimônio cultural do município e região.

 Nessa data também, continua a Lei Ordinária, será entregue o título de Guardião da Memória de Recreio aos idosos de nossa comunidade, que tenham  de alguma forma contribuído para a preservação da memória do município e que . Caberá à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural a organização e a estruturação das atividades culturais a serem desenvolvidas nesta data. Conforme prescreve a lei , O poder Executivo poderá firmar convênio com órgãos públicos ou  entidades privadas, sejam elas empresas ou organizações não governamentais, para a obtenção de apoio na organização do evento que trata esta lei.

 As despesas decorrentes da execução do evento comemorativo do dia Municipal do Patrimônio Cultural correrão por conta das dotações próprias constantes  do orçamento vigente do Fundo Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico com  respectivas fichas e fonte, esclarece a lei.

O lançamento oficial do Dia do Patrimônio Cultural de Recreio,MG, contemplou o Sr José Pessamilio como o primeiro a receber o título de Guardião da Memória de Recreio . Esta  primeira homenagem ao guardião, teve postagem em página da Prefeitura Municipal na rede social Facebook, no dia 9 de dezembro, 2021, às  16h3 de uma nota da Prefeitura Municipal .


Nenhum comentário:

Postar um comentário